Guia do Dealer

Os objetivos são:

• Organizar cada mão
• Definir papéis e responsabilidades do dealer
• Acelerar o jogo

O Dealer tem 6 papéis:

1) Velocidade e Precisão
2) Embaralhar as Cartas
3) Distribuir as Cartas
4) Gerenciar o Pote
5) Descartar e Virar
6) Premiar o Pote

1) Velocidade e Precisão

Como o Dealer, seu papel é garantir uma mão de poker suave, rápida e precisa. Não é hora de contar uma história. Não é hora de pegar uma soda ou pizza. Não é hora de verificar seu celular. É sua hora de brilhar, organizar a mão e garantir que tudo funcione perfeitamente.

Em cada mão, o Dealer é responsável pelas cartas, fichas e fluxo de jogadores: pontual e precisamente.

2) Embaralhar as cartas

Começando com o básico, embaralhando as cartas:

• não deixe os jogadores verem a carta de baixo
• cartas sempre acima da mesa
• idealmente 4-7 embaralhadas (o mais rápido possível)
• corte obrigatório (jogador à sua direita)
• tente aprender como embaralhar
• você pode delegar essa tarefa se alguém estiver disposto a fazê-lo por você

3) Distribuir as cartas

Aqui é onde as coisas começam a ficar complicadas. Uma distribuição errada pode custar minutos valiosos para a mesa.

• antes de distribuir, garanta que os blinds estejam postados
• seja cuidadoso, levante-se se necessário ou peça ajuda para deslizar as cartas e não mostre a parte de baixo do baralho para outros jogadores
• distribua 1 carta por jogador, no sentido horário, até que todos os jogadores tenham 2 cartas
• se uma carta virar, continue a distribuir regularmente e substitua a primeira carta queimada pela virada.

4) Gerenciar o pote

Gerenciar as fichas e o pote durante as rodadas de uma mão é uma responsabilidade
importante do Dealer.

• Blinds: garanta que os blinds estejam postados antes da mão
• chamar a ação: apontar ou chamar o jogador atuante ajuda tremendamente a mover a mão suavemente
• fichas: fichas das rodadas anteriores e fechadas vão para o centro. Fichas da rodada atual permanecem na frente de cada jogador. O Dealer deve organizá-las.
• apostas: organize as apostas, garanta que os jogadores estejam agindo em sua vez (incluindo desistências), apostas mínimas e troco.
• troco: a troca só acontece após o fechamento da rodada. Não pegue troco antes da rodada terminar.
• gerenciar o pote paralelo (se houver)
• recolher cartas mortas para evitar confusão durante a mão

5) Descartar e virar

Isso deveria ser fácil. A ideia da carta queimada é proteger as cartas da comunidade. Não queime cartas antecipadamente.

• Estágio 1: uma vez que todas as apostas pré-flop forem feitas, recolha e descarte as cartas mortas e coloque todas as fichas no centro. Em seguida, queime uma carta e abra o flop (3 cartas)

• Estágio 2: uma vez que todas as apostas (pós-flop) forem feitas, recolha e descarte as cartas mortas e coloque todas as fichas no centro. Em seguida, queime uma carta e abra a virada (1 carta)

• Estágio 3: uma vez que todas as apostas (pós-turn) forem feitas, recolha e descarte as cartas mortas e coloque todas as fichas no centro. Em seguida, queime uma carta e abra o river (1 carta)

• Estágio 4: uma vez que todas as apostas (pós-river, estágio final) forem feitas, recolha e descarte as cartas mortas e coloque todas as fichas no centro. Em seguida, comece o showdown (mostrando as cartas, no sentido horário). O primeiro jogador a mostrar é o primeiro jogador à esquerda do último a agir.

6) Premiar o Porte

Neste momento, todas as cartas e fichas devem estar organizadas de forma justa. Avalie o vencedor da mão e premie-o com as fichas. Em caso de empate, o Dealer deve dividir as fichas.

Recolha o restante das cartas e passe-as para o próximo Dealer.

Autoria Marcelo Aagesen